sexta-feira, 31 de maio de 2013

Millôres dias virão no Gramadosite

      Segue abaixo a matéria que saiu no Gramadosite em 26 de maio, sobre o lançamento do livro Millôres dias virão de Breno Serafini:


Breno Serafini lança Millôres dias virão pela Libretos
Livro analisa a crônica do genial Millôr Fernandes
Profundo humanista - fica a sua obra, a sempre querer dizer mais.

E aos que crêem nele, só resta seguir a sua Bíblia do caos.

De resto, só sei dizer:
“Para dizerem amor dizem mor
Para melhor dizem Millôr”
(Breno Serafini)


O escritor Breno Serafini mergulhou na obra do desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, tradutor e jornalista Millôr Fernandes, falecido no ano passado, e o resultado deste estudo sobre a crônica do provocativo e instigante multiartista está presente em Millôres dias virão. O lançamento pelo selo Universidade, da Libretos, acontece no dia 05 de junho na Livraria Cultura, com bate-papo entre o autor, o Doutor em Letras Antônio Sanseverino e o Psicanalista Abraão Slavutzky. A arte da capa é de Gilmar Fraga.

Fartamente ilustrado por citações de Millôr, o livro proporciona uma excelente aproximação ao homem e a uma parcela pouco lembrada de sua obra: as crônicas publicadas nas revistas Istoé e Istoé/Senhor durante o período de redemocratização do país. O autor faz uma análise da obra do multiartista, estabelecendo uma contextualização histórica mais ampla e as relações entre humor, arte e papel do intelectual.

Os temas abordados compõem um quadro que permite examinar as formas com que se dá a leitura milloriana da realidade, em que, por trás de um discurso por vezes escrachado, por vezes sério, desponta com extrema ironia uma crítica dos fatos políticos e culturais de nosso tempo, desnudando um conjunto de características fundantes do homem, não apenas brasileiro, mas universal.


Breno Camargo Serafini, nascido em Santiago-RS, em 14 de março de 1961, atualmente reside na capital gaúcha. Com doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolve pesquisa sobre a temática humor & ideologia. É revisor de língua portuguesa no Núcleo de Documentação da Fundação de Economia e Estatística (FEE).É autor de três livros de poemas — Mosaico Laico (2010), Geração Pixel (2011) e Bichos de todos os reinos (no prelo) — este último é infantil, ilustrado pelo cartunista MOA. Escreve regularmente no blog Deleituras (www.brenoserafini.com.br)

Lançamento de Millôres dias virão
Bate-papo com o autor Breno Serafini, o Doutor em Letras Antônio Sanseverino e o Psicanalista Abraão Slavutzky. Logo após, acontece a sessão de autógrafos.

Dia 05/06 (quarta-feira), às 19h
Auditório da Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country) – Av Tulio de Rose, 80 – Porto Alegre/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário