sexta-feira, 20 de abril de 2012

Literatura e Liberdade: Rafael Guimaraens na 3.ª Semana do livro de Guaíba

     Nesta quarta-feira (18/04), a convite do Guima Beineke, da Livraria Entrelinhas, participei das atividades de abertura da Semana do livro de Guaíba. Junto com o escritor Altair Martins, estivemos em quatro escolas do Município: Escolas Cônego Scherer, Gomes Jardim, Augusto Meyer e Martinho Lutero. Foi uma maratona, mas valeu a pena pelo interesse demonstrado pelos jovens.

      O tema proposto foi Literatura e Liberdade, o que nos permitiu falar de vários temas como processo criativo, relação da literatura com a preservação da memória, estímulo ao senso crítico para evitar a manipulação da informação e, especialmente, o exercício da cidadania.

     Tivemos oportunidade – eu e o Altair – de falar sobre nossos livros. Uma das questões mais demandadas pelos jovens foi a relação entre literatura e tecnologia, especialmente a internet. Concordamos que a internet é importante como instrumento de acesso à informação e não como monopolizador das atenções especialmente por parte dos jovens.

       A Semana do Livro é promovida há três anos pela Livraria Entrelinhas com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guaíba. Um das ênfases da programação deste ano é a homenagem ao centenário dos Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto. Foi uma atividade bem bacana, que teve grande envolvimento dos professores e dos alunos das escolas. (Rafael Guimaraens)


Nenhum comentário:

Postar um comentário