quarta-feira, 5 de novembro de 2014

De Rafael Guimaraens para os alunos da EMEF Chapéu do Sol

Queridos amigos da EMEF Chapéu do Sol,

Estou ansioso para o nosso encontro. Tenho ido a várias escolas e em cada uma delas vivo novas experiências legais. Os alunos são pessoas diferentes, moram em bairros com características próprias, mas todos têm, em comum, a vontade de crescer como pessoas, realizar seus sonhos e desenvolver suas potencialidades

Tenho certeza de que o hábito da leitura é uma forma de tornar a nossa vida mais completa. Sei que hoje existem muitos apelos que disputam o tempo livre do aluno: a TV, o computador, o celular. Mas acho que, sem abrir mão desses instrumentos modernos e interessantes, é possível guardar um horário do nosso dia para ler.

A leitura estimula nossa imaginação, provoca a nossa criatividade e favorece nossa capacidade de discernimento. Dizem que a literatura é a mais completa das artes. Eu concordo. Quando lemos um livro, nos deparamos apenas com letras que formam palavras, que formam frases, que contam histórias. Não existem imagens – a não ser, é claro, nos livros infantis. Portanto, nós é que temos que compor as imagens da história que temos em nossa imaginação. O livro, então, passa a ser um pouco nosso. Cada um lê um livro de um jeito e ele passa a fazer parte da nossa experiência de vida de uma forma bem particular.

É sobre isso que quero conversar com vocês.

Por enquanto, deixo essa opinião. A leitura torna as pessoas mais criativas, mais preparadas para a vida e mais interessantes. Um abraço em todos e até breve.
Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário