sexta-feira, 10 de março de 2017

Rafael Guimaraens traz episódios inusitados da história de Porto Alegre

        O novo livro de Rafael Guimaraens reúne episódios inusitados ocorridos na capital gaúcha e seu lançamento  será no dia 21 de março durante a 245ª Semana de Porto Alegre.


      20 Relatos Insólitos de Porto Alegre (Libretos Editora), novo livro do jornalista e escritor Rafael Guimaraens, é resultado de uma pesquisa histórica de mais de uma década. O autor, que possui uma extensa obra dedicada à memória da cidade, selecionou vinte histórias que ocorreram na capital gaúcha entre o final do século 19 e início do 20.

       Rafael comenta que foi motivado pela possibilidade de exercitar uma narrativa mais curta, que fosse ágil, mas, ao mesmo tempo, que apresentasse os elementos da trama e os personagens de forma consistente para envolver o leitor e torná-lo cúmplice do que está sendo mostrado. “O que une estas histórias tão diferentes entre si é a estranheza que provocam. Também tive o cuidado de não estabelecer juízos morais sobre os comportamentos dos vários personagens, mesmo que ajam muitas vezes nas fronteiras da ética”, observa.

      As narrativas misturam drama, romance, tragédia, memória, jornalismo e teatro, envolvendo personagens reais e cenários, incluindo locais que hoje não existem mais. Um dos episódios narra a dor inapelável da viúva de Júlio de Castilhos. Honorina, apaixonada pelo marido, não suportando sua ausência depois de 20 anos de vida em comum, acaba por suicidar-se, com um fogareiro, na antiga residência da família, onde hoje funciona o Museu Júlio de Castilhos.

      O livro aborda também outras histórias, como o dramático caso de amor entre o compositor erudito José de Araújo Vianna e a cantora e pianista Olinta Braga; o surgimento da mística em torno da moça assassinada que virou santa popular (Maria Degolada); a maldição da negra Inácia, que acusada de feitiçaria doméstica acabou assassinada pelos patrões; a espetacular fuga da Ilha do Presídio a bordo de duas panelas e a apresentação da peça Roda Viva, de Chico Buarque, que afrontou o decoro da sociedade porto-alegrense.

       O livro estará nas livrarias a partir da segunda quinzena de março. E o lançamento está marcado para o dia 21 de março (terça-feira), Às 19 horas, durante a 245ª Semana de Porto Alegre, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Verissimo 307), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, através da Coordenação do Livro e Literatura.


     Na ocasião, Rafael Guimaraens e Ivette Brandalise conversam no palco do Teatro Renascença sobre o tema "A história de um escritor catador de histórias". Logo após, a partir das 20 horas, sessão de autógrafos no saguão do CMC. 20 Relatos Insólitos de Porto Alegre já está em pré-venda no site da editora.

Sobre o autor:
      Rafael Guimaraens nasceu e sempre viveu em Porto Alegre, assim como seu avô, o poeta simbolista Eduardo Guimaraens, e seu pai, o jornalista Carlos Rafael Guimaraens, um dos principais cronistas de sua geração. Quando estudante de Comunicação, Rafael participou da luta pela redemocratização do país durante a Ditadura Militar, e logo engajou-se na Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre, como repórter e secretário de redação do lendário Coojornal.

      É autor de 15 livros, com ênfase na construção da memória. Foi premiado pelos livros Tragédia da Rua da Praia (prêmio O Sul, Nacional e os Livros, 2006), A Enchente de 41 (Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores, categoria Não-Ficção, 2008), Teatro de Arena – Palco de Resistência (Prêmio Açorianos, categoria Especial e Livro do Ano, 2009) e Coojornal – Um Jornal de Jornalistas sob o Regime Militar, como um dos organizadores (Prêmio Açorianos, categoria Especial, 2012).

     Integrou a Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Porto Alegre, que investigou casos de repressão e censura durante o Regime Militar, e participa de movimentos em defesa dos Direitos Humanos, da preservação dos espaços públicos e da qualidade de vida.




20 Relatos Insólitos de Porto Alegre
Rafael Guimaraens
Libretos editora, 2017

216 páginas, R$34,00
ISBN: 978-85-5549-020-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário