sexta-feira, 14 de junho de 2013

Autor de Rupturas Instáveis participa de seminário de Pesquisa em Comunicação

      Fabrício Silveira participou do Seminário de Pesquisa em Comunicação que aconteceu na ULBRA no dia 11/06, veja a matéria que saiu no site da universidade.

Comunicação: palestrante aborda música pop e grafite
publicado em 12/06/2013 17h59

   Foi realizado o Seminário de Pesquisa em Comunicação na noite de terça-feira, 11.06, na ULBRA Canoas. A atividade foi promovida pelos cursos de Comunicação Social da Universidade. Tendo como propósito maior divulgar a pesquisa acadêmica entre os alunos e incentivá-los a pensar na produção do conhecimento científico ao longo de todo o curso, a iniciativa promoveu palestra do professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, Fabrício Silveira.

      O convidado falou sobre os seus estudos recentes envolvendo fenômenos como a música pop e o grafite, dando ênfase a seu último livro intitulado Rupturas Instáveis - Entrar e Sair da Música Pop, em que aborda a temática do ruído na comunicação. Sua explanação esteve centrada na presença do ruído na música pop e o palestrante tentou estabelecer uma relação entre a obra Rupturas Instáveis e seu outro livro, Grafite Expandido. “Apesar de um de meus livros tratar de uma manifestação visual e o outro tratar de música, ambos possuem um desdobramento bastante natural entre eles. Entendo que a música pop e o grafite representam duas estéticas da comunicação que são muito próprias da cultura contemporânea”, explicou o autor. Ao citar o renomado professor de literatura e escritor alemão, Hans Gumbrecht, como uma espécie de âncora teórica para ele, Fabrício citou pensamentos de livros do intelectual. ”Nós gostamos de nos perder na intensidade da concentração”. Ao abordar diversos aspectos da temática o convidado falou em experiência estética e ainda apresentou vídeos de bandas de rock e grafitagem. Durante a abordagem de seu conteúdo, o palestrante fez observações importantes. “A música extrema e a grafitagem constituem uma experiência radical”, salientou.



      O lançamento de seu  livro Rupturas Instáveis - Entrar e Sair da Música Pop, da Editora Libretos, será no próximo sábado, 15.06, na Pinacoteca, às 19h, na Rua da República, 409, Porto Alegre – RS.

Link para a matéria original: http://www.ulbra.br/imprensa/noticia/acontece/4375/comunicacao-palestrante-aborda-musica-pop-e-grafite/

Nenhum comentário:

Postar um comentário