segunda-feira, 20 de março de 2017

No Culturíssima: lançamento do livro 20 relatos insólitos de Porto Alegre

     Matéria sobre o lançamento do livro 20 relatos insólitos de Porto Alegre que saiu no dia 18 de março no Culturíssima, vejam:

    Rafael Guimaraens lança ’20 Relatos Insólitos de Porto Alegre’

     Em 1905, inconsolável após a morte de seu marido, o político Júlio de Castilhos, a viúva Honorina suicidou-se com um fogareiro, na antiga residência da família, onde hoje funciona o Museu Júlio de Castilhos, no Centro Histórico da capital gaúcha. Estas e outras histórias, quase lendas, estão no novo livro do escritor e jornalista Rafael Guimaraens, 20 Relatos Insólitos de Porto Alegre (Libretos Editora), que chega nas livrarias nesta segunda quinzena de março.

     A publicação é resultado de uma pesquisa histórica de mais de uma década. O autor, que possui uma extensa obra dedicada à memória da cidade, selecionou vinte histórias que ocorreram na capital gaúcha entre o final do século 19 e início do 20. Rafael conta que uma das suas principais motivações foi a possibilidade de exercitar uma narrativa mais curta e ágil, mas, ao mesmo tempo, que apresentasse os elementos da trama e os personagens de forma consistente para envolver o leitor.


     As narrativas misturam drama, romance, tragédia, memória, jornalismo e teatro, envolvendo personagens reais e cenários, incluindo locais que hoje não existem mais. Além da história da viúva de Júlio de Castilhos, 20 Relatos Insólitos de Porto Alegre traz outras histórias, como o dramático caso de amor entre o compositor erudito José de Araújo Vianna e a cantora e pianista Olinta Braga, como o surgimento da mística em torno da moça assassinada que virou  a santa popular conhecida por Maria Degolada e até a espetacular fuga da Ilha do Presídio a bordo de duas panelas.

     “O que une estas histórias tão diferentes entre si é a estranheza que provocam. Também tive o cuidado de não estabelecer juízos morais sobre os comportamentos dos vários personagens, mesmo que ajam muitas vezes nas fronteiras da ética”, pondera Guimaraens, que é autor de 15 livros, entre eles os premiado Tragédia da Rua da Praia (2006), A Enchente de 41 (2008) e Teatro de Arena – Palco de Resistência (2009). No final de 2015, publicamo uma grande entrevista com Rafael. Relembre aqui.

Lançamento 21/03
Nesta terça-feira (21), às 19h, no Teatro Renascença, Rafael Guimaraens e Ivette Brandalise conversam sobre o tema “A história de um escritor catador de histórias”. Logo após, a partir das 20h, no saguão, tem sessão de autógrafos do livro 20 Relatos Insólitos de Porto Alegre. O evento tem entrada franca e integra a programação da 245ª Semana de Porto Alegre.


Link para a matéria original: http://culturissima.com.br/literatura/rafael-guimaraens-lanca-20-relatos-insolitos-de-porto-alegre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário