terça-feira, 2 de outubro de 2018

Evento Neoliberalismo na Bamboletras


No sábado, dia 06 de outubro, a partir das 18 horas, Plauto Faraco de Azevedo lança o livro Neoliberalismo: Desmonte do Estado Social (editora Libretos, 200 páginas) na Bamboletras (Rua Gen. Lima e Silva, 776 - Cidade Baixa).

A obra trata da crise de nosso tempo, considerando a evolução jurídica dos direitos humanos. Examina o liberalismo econômico que, no seu contexto histórico, foi um avanço político-jurídico incontestável. Porém, hoje, a globalização, dizendo-se neoliberal, simula repeti-lo, menosprezando o meio ambiente, insistindo na pretensa necessidade de privatização dos bens estatais e trabalhando pela eliminação dos direitos fundamentais sociais, em manifesto desrespeito à Constituição.

O autor propõe reflexões evidenciando a interligação de várias linhas do pensamento – jurídico, político, econômico, filosófico e moral -, desmistificando a mensagem neoliberal ao contrastá-la com a realidade, que apresenta uma crescente exclusão social e o desemprego estrutural. 

O livro também aborda a dramática situação grega, originada em 2009 por exigência da política econômica neoliberal e democracia versus oligarquia, no Brasil e no mundo.

Plauto Faraco de Azevedo é professor da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS – FMP, na Graduação e no Mestrado, ex-pesquisador do CNPq e doutor pela Université Catholique de Louvain. Traduziu e prefaciou O caso dos exploradores de cavernas (The case of the speluncean Explorers), de Lon L. Fuller. Porto Alegre: Fabris, 1976.


Nenhum comentário:

Postar um comentário