terça-feira, 30 de abril de 2013

Galeria Mario Quintana conduz a uma passeio pela Rua da Praia

      Exposição com fotos de Marco Nedeff – que retratam eventos, personagens e prédios da Rua dos Andradas – fica na Estação Mercado de 2 de maio a 30 de junho.



    "Propomos um passeio afetivo pela Rua da Praia sem o atropelo cotidiano, no qual a vida se diminui frente às urgências inadiáveis. Reduza a premência. Suavize os passos. Saboreie o prazer de contemplar, porque cada instante é único. Deixe-se conduzir pelo roteiro proposto nas fotos de Marco Nedeff. Olhe para cima e para os lados. Deixe-se capturar pelo desenho urbano traçado por prédios e pessoas, sugerido por cores e movimentos. Deixe-se seduzir pela paisagem humana a todo o momento surpreendida pelas luzes caleidoscópicas das estações e pelas sombras conspiradoras do entardecer.

     Rua da Praia – Um Passeio no Tempo busca esta dimensão: instigar cada cidadão a enxergar a cidade de outro jeito, a seu modo. Esta exposição, na Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, é uma parte do que foi registrado pela sensibilidade fotográfica de Marco Nedeff sobre a principal rua de Porto Alegre. Vale a pena observar cada foto destes painéis. Depois, faça o seu caminho. Escolha seu próprio trajeto. Assim, cada cena será indispensável e cada recanto observado terá a grandeza do todo. Fluência e fruição estarão sobrepostas. Imagem e imaginação, conectadas. Visão e emoção, no mesmo tom.  Um jeito de ver a cidade em que a vitrine é a vida."

     As palavras acima são do jornalista Rafael Guimaraens, um dos autores da publicação que deu origem à exposição fotográfica – e do texto de abertura da mesma. O livro Rua da Praia – Um Passeio no Tempo foi lançado pela editora Libretos, em 2010, com textos de Guimaraens, fotos de Nedeff, ilustrações de Edgar Vasques e design de Clô Barcellos, mostrando os principais eventos históricos, personagens e prédios da Rua dos Andradas. Agora, o livro é adaptado para a mostra que fica de 2 de maio a 30 de junho na Galeria Mario Quintana, localizado no túnel que dá acesso às plataformas da Estação Mercado da Trensurb. 

Serviço 
O que: exposição fotográfica Rua da Praia – Um Passeio no Tempo 
Quando: de 2 de maio a 30 de junho, das 5h às 23h20. 
Onde: Galeria Mario Quintana, no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb. 
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô). 

Foto: Marco Nedeff 


Texto: Comunicação Trensurb


Nenhum comentário:

Postar um comentário