quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Osmose no Ibahia

O Blog Ibahia fez uma matéria bem completa sobre o Osmose, vale a pena conferir:

Projeto Osmose registra intercâmbio entre Brasil e Alemanha em quadrinhos


Quadrinista João Montanaro autografa em São Paulo resultado de projeto inovador na área das HQs brasileiras

    No segundo semestre de 2012, três quadrinistas brasileiros e três quadrinistas alemães realizaram um intercâmbio artístico por quatro semanas, em cidades as quais nunca estiveram antes, com a única obrigação de criar uma história em quadrinhos sobre as experiências longe de casa. O resultado chega agora às livrarias, com o livro “Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos”, lançado pela Editora Libretos. A publicação teve a idealização e coordenação do Goethe-Institut Porto Alegre e integra as comemorações da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014. A obra ganha sessão de autógrafos com um dos artistas brasileiros participantes, João Montanaro, no dia 28 de setembro, às 16h, na Gibiteria (Praça Benedito Calixto, 158 – 1º andar), em São Paulo/SP.

     O projeto foi concebido e realizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre, que partiu em busca de uma equipe familiarizada com a nona arte para colaborar no desenvolvimento da iniciativa. Assim, chegou-se à curadoria do jornalista especializado em quadrinhos Augusto Paim e à coordenação editorial do quadrinista e cocriador do Gibicon – Convenção internacional de quadrinhos de Curitiba José Aguiar. Depois de minuciosa seleção de candidatos brasileiros e alemães dispostos a trocarem de país por um mês e de produzirem uma história em quadrinhos de dez páginas sobre a experiência, formou-se o time que compõe a obra: Paula Mastroberti trocaria Porto Alegre por Berlim, enquanto Mawil faria o caminho inverso. A alemã Birgit Weyhe residiria em São Paulo partindo de Hamburgo – cidade para onde iria o piauiense Amaral. Já Aisha Franz trocaria Berlim por Salvador e o paulista João Montanaro deixaria sua cidade natal e residiria em Munique. Durante a experiência, cada artista teria o trabalho de abastecer o blog do projeto Osmose com relatos e registros diversos sobre suas impressões da cultura local. Todo o conteúdo produzido então, que não compõe a obra impressa, continua disponível em http://blog.goethe.de/osmose/.

Traço autoral ajudou artistas a reproduzirem as peculiaridades locais
      Um dos principais critérios para a seleção de artistas para o Osmose foi a capacidade de produzirem tanto as ilustrações quanto seus roteiros. Assim, contava-se com a habilidade artística e a curiosidade de cada autor para explorar suas novas residências – daí a diversidade de estilos presentes no livro. “Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos” registra tanto o curioso périplo de Mawil pelo Sul do Brasil quanto a inspiradora poesia visual de Amaral. Ou ainda uma visão da Berlim contemporânea através da reinvenção de Paula Mastroberti sobre um conto dos Irmãos Grimm. Há também uma comovente imersão de Birgit Weyhe no cotidiano paulista, uma narrativa sem texto de Aisha Franz sobre Salvador e um retrato ingênuo e bem-humorado de João Montanaro sobre Munique.


     “Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos” é uma edição bilíngue em português e alemão. Nas próximas semanas, estão previstos outros eventos de lançamento pelo Brasil. No dia 5 de outubro, às 17h, José Aguiar fala sobre o projeto na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 645), em Curitiba/PR. No dia 11, Amaral autografa na Entrelivros Livraria (Av. Dom Severino, 1045), em Teresina/PI. No dia 2 de novembro, a obra ganha evento de lançamento e mesa de debate durante a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, com a participação de Paula Mastroberti e Birgit Weyhe, e mediação de Marina Ludemann – diretora do Goethe-Institut Porto Alegre. Em novembro, José Aguiar autografa o livro no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. A obra integra também a programação da Feira do Livro de Frankfurt. No dia 9 de outubro, das 14h às 14h45min, Paula Mastroberti, Mawil, Birgit Weyhe e Augusto Paim participam de apresentação e mesa de debate no Comic Center (pavilhão 3.0, estande K17), com mediação de Marina Ludemann e Filipe Tavares. No mesmo dia, das 16h às 16h40, o debate e a apresentação com os autores acontecem no Pavilhão Brasileiro (pavilhão 5.1, estande E79). E no dia 12 de outubro, das 11h às 11h45, no Estande Arte (pavilhão 4.1, estande L1). A Editora Libretos estará expondo seus livros, incluindo “Osmose: Brasil e Alemanha em Quadrinhos”, durante Feira do Livro de Frankfurt no estande da Câmara Brasileira do Livro.


Saiba mais!
Sobre o evento
Sessão de autógrafos do livro “Osmose: Brasil e Alemanha em quadrinhos”, com João Montanaro
Onde: Gibiteria (Praça Benedito Calixto, 158 – 1º andar), em São Paulo/SP.
Quando: 28 de setembro, às 16hs.
O livro estará à venda no local pelo preço de capa.

Sobre o livro
Osmose: Brasil e Alemanha em quadrinhos (Osmose: Brasilien und Deutschland in Comics)
Autores: Mawil, Paula Mastroberti, Birgit Weyhe, Amaral, Aisha Franz e João Montanaro
Tradução: Luciana Waquil e Ralf Krämer.
ISBN: 978-85-88412-81-1.
Preço de capa: R$ 32,00.
Páginas: 88 pp., colorido.
Acabamento: capa dura, papel couchê.
Tamanho: 21cm X 28cm.

Sobre os autores
Mawil
Nasceu em 1976, na Berlim Oriental. Depois da queda do Muro, publicou seus primeiros quadrinhos em fanzines editados por conta própria. Mais tarde, estudou design gráfico na Faculdade Berlim Weissensee, onde desenvolveu suas primeiras graphic novels: Strand Safari e Mas podemos continuar amigos – este último, defendido como trabalho de conclusão do curso. Seguiram-se outros livros pela editora berlinense Reprodukt, com traduções para o inglês, o francês, o espanhol, o polonês, o russo, o tcheco e o português. Além disso, desenha para jornais como o Berliner Tagesspiegel e blogs, e ministra workshops. É um dos integrantes do coletivo Monogatari.


Paula Mastroberti
É de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É graduada em Artes pela UFRGS, Doutora em Letras pela PUCRS, escritora, artista plástica, ilustradora e educadora em artes e literatura. Exibiu seu trabalho em importantes espaços institucionais dentro e fora do seu Estado. Tem 10 obras publicadas e prêmios como o Troféu Jabuti, além de indicações ao 25º Troféu HQMIX. Suas áreas de pesquisa e de articulação incluem artes visuais, literatura, estudos culturais, tecnologias da arte, suportes literários e educação artística e literária.


Birgit Weyhe
Nasceu em 1969, em Munique, e passou a sua infância na África Oriental. Estudou Literatura e História em Konstanz e Hamburgo, na Alemanha, e, em 1997, concluiu seu Mestrado. Começou a estudar Ilustração em 2002, na Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo. Seu trabalho de conclusão de curso foi sobre narrativas autobiográficas em quadrinhos. Desde então, trabalha como ilustradora e desenhista de quadrinhos freelancer. É autora das graphic novels “Ich weiß” (Mami Verlag, 2008) e “Reigen” (avant-verlag, 2011). Vive com suas duas filhas e seu companheiro em Hamburgo, e, atualmente, dá aulas como professora-visitante na Faculdade de Ciências Aplicadas de Hamburgo.


Amaral
Artista plástico, quadrinista e designer gráfico, nascido em 1962. Licenciado em arte-educação pela Universidade Federal do Piauí, é um dos editores da revista Pulsar, uma revista de cultura piauiense. Sua obra principal, “Hipocampo”, venceu o Troféu HQMIX de melhor álbum independente, em 2000. Participou da antologia “Consecuencias – historietas brasileñas”, de Madri, Espanha. Mora e trabalha em Teresina, no Piauí.


Aisha Franz
Nasceu em 1984, na Baviera, e recebeu esse nome por causa de um bebê-elefante da televisão. Apesar de, naquela época, ela sonhar em crescer e desenhar para Walt Disney, acabou estudando Ilustração e Quadrinhos com Hendrik Dorgathen na Faculdade de Arte de Kassel. Seu trabalho de conclusão de curso, “Alien”, foi publicado em 2011 pela editora Reprodukt. Outras histórias curtas de quadrinhos foram publicadas em antologias como “KU(Ŝ)”, “Orang”, “Kuti Kuti”, “Strapazin” e na sua própria editora, chamada My Own Press. Em junho de 2012, foi publicado seu segundo livro, “Brigitte” (Reprodukt), uma edição reunindo sua série de miniquadrinhos originalmente publicada por conta própria. Aisha vive e trabalha em Berlim, e participa do coletivo de autopublicação The Treasure-Fleet.


João Montanaro
Nascido em 1996, começou a trabalhar em 2008 na Revista Mad e, em 2010, passou a fazer a charge política do jornal Folha de S. Paulo. Também faz ilustrações para a Revista Recreio, Le Monde Diplomatique, cartuns para o caderno Ilustríssima, etc. Ganhou um Troféu HQMIX em 2011 pelo seu primeiro livro “Cócegas no Raciocínio”. Atualmente, tenta pensar em uma boa história quando não está fugindo de recuperações…


Nenhum comentário:

Postar um comentário