segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Texto de Rafael Guimaraens sobre Porto Alegre na Agenda da Caixa

      Para registrar a realização da Copa do Mundo no Brasil, A Caixa Federal convidou 12 escritores para falar de cada uma das cidades onde se realizarão os jogos. Os textos fazem parte da Agenda da Caixa de 2014. Rafael Guimaraens, autor de diversos livros pela Libretos, foi escolhido para escrever sobre Porto Alegre. A relação dos autores: Alice Ruiz (Curitiba), Chico Amaral (Belo Horizonte), Cícero Belmar (Recife), Fausto Nilo (Fortaleza), João Carlos Capinan (Salvador), Nicolas Beher (Brasília), Paulo Pitalunga (Cuiabá), Pedro Luís (Rio de Janeiro), Rafael Guimaraens (Porto Alegre), Roberta Sá (Natal), Thiago de Mello (Manaus) e Ugo Giorgetti (São Paulo).


Este é o texto do Rafael Guimaraens:


    Porto Alegre é uma cidade para se desfrutar com os cinco sentidos. Comece o dia no Mercado Público. Aspire profundamente a orquestra de aromas contidos naquela fortaleza do povo que resistiu a quatro incêndios, uma enchente e várias tentativas autoritárias de demolição. Erva-mate, peixe, temperos, o olfato atiçando o paladar. Saboreie Porto Alegre, do mocotó herdado dos escravos ao churrasco gaúcho, passando por uma variada culinária multicultural.


     Use o tato. Apalpar Porto Alegre é manusear os livros nas grandes bookstores ou nas livrarias cultuadas: Bamboletras, Sapere Audi, Palavraria. Melhor ainda se for em novembro. A Feira do Livro leva para a Praça da Alfândega uma profusão de clássicos e novidades. Experimente os gaúchos: Erico Verissimo, Mario Quintana, Tabajara Ruas, João Gilberto Noll, Armindo Trevisan, Altair Martins.
Ao final da tarde, caminhe pela Rua da Praia até o Guaíba e se deixe deslumbrar pelo Por do Sol desabando sua vermelhidão sobre as ilhas. Imagine o deslumbramento dos 60 casais de açorianos que há mais de 200 anos germinaram Porto Alegre diante desta visão única que se renova a cada dia como um presente sagrado.


     Abra os ouvidos. Se tiver show de Nei Lisboa ou Nelson Coelho de Castro no Araújo Vianna, Opinião ou Theatro São Pedro, aproveite. Se não, siga para as luzes embriagantes da Cidade Baixa e não deixe de escutar o professor Darci Alves acariciando em seu violão mágico algum samba de Lupicínio Rodrigues.
Pronto. Agora Porto Alegre está em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário