sexta-feira, 30 de março de 2012

A importância da imprensa na reconstrução da história

Rafael Guimaraens
     Participei, nesta quinta-feira (dia 29 de março), de um debate no Arquivo Histórico Moyses Vellinho sobre o tema O Papel da Imprensa: Sua Importância para a Reconstrução da História. Foi muito confortador ouvir do professor Luiz Carlos Martins, Mestre em História, que já existe por parte dos historiadores o reconhecimento do jornal como fonte de pesquisa, ainda que se discuta sua confiabilidade. O jornalista e igualmente professor universitário Juremir Machado da Silva reproduziu uma discussão interessante travada no âmbito do Curso de Pós-Graduação sobre a prática do Jornalismo Histórico. Até que ponto pode ser aceito o índice ficcional nos trabalhos de construção da História a partir do Jornalismo?

Luis Carlos Martins, Marcelo Oliveira
da Silva, Juremir Machado e Rafael
     Eu falei sobre a importância da pesquisa em jornais para a produção dos meus livros. Reproduzo aqui um trecho da minha apresentação:
     “Creio que o que difere os historiadores e os jornalistas que tratam com a história é, naturalmente, o instrumental de análise utilizado, mas principalmente a forma de abordagem. De minha parte, há uma ênfase no cotidiano.
      Ou seja, ao tratar determinado fato, há que vê-lo dentro do dia-a-dia do lugar onde esse fato ocorre, as relações sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas vigentes, os hábitos existentes na comunidade, a estrutura física, o clima, a linguagem, as ascendências, as estruturas de poder, a legislação.

     O conhecimento destas circunstâncias é fundamental para que se conheça ou, pelo menos, se cogite a natureza e a intensidade do impacto que este determinado fato provocou. Neste sentido, a pesquisa nos jornais é fundamental”.
Juremir, Rafael e Marcelo
     O debate, coordenado pelo jornalista Marcelo Oliveira da Silva, serviu para o lançamento da nova publicação sobre o Acervo de Jornais do Arquivo Histórico, coordenada pela professora Silvia Rita Vieira, que estará disponível nos próximos dias no site da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Será um guia fundamental para os pesquisadores sobre a história de Porto Alegre.


Texto: Rafael Guimaraens

Nenhum comentário:

Postar um comentário