quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cláudio Levitan lança A vaca transparente

    A Vaca Transparente, novela com textos e ilustrações de Cláudio Levitan, conta a história de Dânuta e Tipístolo, dois grandes amigos aventureiros que encontram uma verdade universal e precisam difundi-la. Porém, a verdade é proibida e aí começam seus problemas. A luta entre a descoberta e a revelação de uma importante verdade, no livro A Vaca Transparente, acontece de diversas formas: em quadrinhos, em texto, de uma forma gráfica que oscila entre palavras dominadoras ou singelos e discretos comentários. O projeto gráfico é assinado por Liziane Leite Cruz, da Prime Design.

     Esta história de Levitan começou a ser escrita para o jornal Pato Macho, em 1971, sob o título de Knowela. O jornal alternativo, cujo principal alvo de críticas era o provincianismo da capital gaúcha, teve apenas quinze edições, marcadas pela ironia, pela contestação de costumes e pelo modo arrojado de fazer jornalismo. Quando o Pato Macho foi fechado, junto a outros títulos da imprensa nanica, Levitan deixou a novela inacabada. E agora o autor rende homenagem a todos os seus leitores, contando a história completa em A Vaca Transparente.

    O livro, sob a coordenação editorial de Clô Barcellos, será lançado pela Libretos no dia 18 de julho, na Palavraria. Antes da sessão de autógrafos, haverá um bate-papo com Cláudio Levitan, o escritor Luis Fernando Verissimo (editor-chefe do Pato Macho) e o cartunista Edgar Vasques. Na pauta, a contextualização da década de 1970, época do surgimento da história, além das semelhanças entre os momentos históricos de ontem e de hoje.

     Clô reforça esta impressão de sincronicidade. “Quando decidimos publicar este livro, em janeiro de 2013, nunca imagináramos que ele poderia estar tão atual, tendo em vista a realidade brasileira a partir deste junho de 2013. Manifestações, futebol, censura e manipulação. Parecia ser apenas memória. E era o inconsciente coletivo”, reitera. 

     Cláudio Levitan nasceu em Porto Alegre em 1951. Além de arquiteto, é músico (compositor, violão e banjo-bandolim) e escritor, especialmente de literatura infantil e infanto-juvenil, atuando também no teatro e nas artes gráficas. É autor de espetáculos infantis, como Porto Alegre no Livro das Criancas Perdidas. Escreveu O porão misterioso, que recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil. Publicou também Pimenta do Reino em Pó, Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas, Tangos & Tragédias em quadrinhos, com desenhos de Edgar Vasques, além de ter participado de várias antologias de contos. Transformou em História em Quadrinhos o livro-poema Pé de Pilão, de Mario Quintana. E gravou os CDs: O primeiro disco, Minha longa milonga, Opereta Pé de Pilão, Levitan e os Tripulantes: Projeto LP, Canções do Livro das crianças perdidas e Avulsas), com os quais ganhou vários prêmios.

A Vaca Transparente
Textos e ilustrações: Cláudio Levitan
Design gráfico: Liziane Leite Cruz / Prime Design
Libretos, 2013
64 páginas, R$26,00

Serviço:
Lançamento do livro A Vaca Transparente (Libretos), de Cláudio Levitan. Antes da sessão de autógrafos, haverá um bate-papo com o autor, o escritor Luis Fernando Verissimo e o cartunista Edgar Vasques.
Dia 18 de julho, às 19h
Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165


Assessoria de imprensa: Simone Lersch (51) 3029-6390 / 9803-4420 

Nenhum comentário:

Postar um comentário