terça-feira, 3 de maio de 2016

Cenas Mínimas no Poacult

    Matéria que foi publicada no site Poacult sobre o lançamento do livro Cenas Mínimas que acontecerá nesta quinta-feira.

Maria do Carmo Campos lança livro no Instituto Ling

Amigos PoaCult,
A poeta Maria do Carmo Campos lança o livro “Cenas mínimas – poemas” no Instituto Ling. Na ocasião, a autora participa de um bate-papo com o tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga no auditório do Instituto. Logo após, ocorre a sessão de autógrafos.


Editada pela Libretos, a obra apresenta uma pluralidade de temas que abrange existência, finitude, desejo e identidade. As cenas mínimas de Maria do Carmo estão carregadas de instantes em um entendimento universal. Conectados entre a partícula e o todo, os poemas contêm um código vivo infinitamente reprodutível de humanidade e significação. O livro fixa o momento, o acaso, o triz, em mínima matéria, transmutada em movimento e energia: pura onda.

Para a autora, os poemas nascem livres, são alheios ao seu destino. “A poesia está no ar. Ágil como um corisco, sabe abraçar os caminhos da lentidão. Seu tempo é outro. Sua casa está nas palavras, seus esconderijos, suas iluminações, sua história. Guardiã do idioma, a poesia é livre e está para todos. Nutre-se de raízes remotas que se eternizam, como a oralidade, os cantos, os mitos, não raro bafejados pela ironia moderna. Por isso, ao transcrever o olhar de um escriba, a poesia tende ao coletivo, fala da vida e da morte, daquilo que pode ser para muitos”, conclui.

Sobre a Autora
Maria do Carmo Campos é natural de Porto Alegre/RS, é professora, ensaísta, poeta. Doutorou-se em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Professora Titular de Literatura Brasileira no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde lecionou por 26 anos. Como pesquisadora do CNPq, coordenou vários projetos em literatura brasileira. Professora convidada em universidades brasileiras, canadenses, francesas e portuguesas. Publicou inúmeros estudos no Brasil e no exterior, focados principalmente em poesia.

Segue o Serviço:
O Que: Lançamento do livro “Cenas Mínimas”, de Maria do Carmo Campos.
Quando: 05/05, ás 19h.
Onde: Instituto Ling
End.: Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras
Quanto: o livro custa R$29,00.
A autora participa de um bate-papo com o tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga no auditório do Instituto Ling. Logo após, ocorre a sessão de autógrafos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário