segunda-feira, 20 de junho de 2016

Saiba mais sobre o Projeto Habitat

    O projeto tem parceria com a Editora Libretos e o objetivo é financiar o livro Habitat, do artista Amaro Abreu. Nas páginas irá consistir desenhos do início de sua trajetória até os desenhos elaborados recentemente. Também será composto por reflexões e pequenos textos, acompanhados de rascunhos, desenhos finalizados, fotos de murais feitos em viagens, trabalhos para exposições e participação de eventos. Para melhor entendimento sobre o trabalho, segue um texto que estará no livro, feito para Exposição Habitat, pela jornalista Marina Martinuzzi:

    O primeiro contato com Habitat mesclava estranhamento e admiração pelos traços, detalhes e formas únicas. Os outros seres que ali estavam – por vezes até nos encarando – transpareciam uma série de estados e sentimentos bastante humanos. Serenidade, leveza, desdém e indiferença: os olhos e as conexões entre criaturaspresentes nas paisagens nos remetem a um universo paralelo, mas nem tão distante assim da Terra.

    As cores, chamativas ou ofuscadas, retratam, objetiva e subjetivamente, diversos cenários a que estamos habituados. O questionamento presente na exposição resume, de certa forma, as inquietações: “O Habitat dessas criaturas não será, então, o próprio homem?”. Existindo ou não a harmonia com elementos da natureza é a perspectiva de ligação – íntima e conhecedora – entre esses seres, a verdade é que o universo paralelo nos inspira. Atração pela possibilidade de diferentes convivências ou, até mesmo, pela busca de respostas que não encontramos ao olharmos ao redor. Talvez as reflexões maiores que Habitat nos traz sejam justamente a dúvida e a curiosidade pelo desconhecido.

    A imaginação do artista infinda, assim como multiplica nossa capacidade de percepção do mundo terrestre, mundano, que vivemos dia-a-dia. Entre paisagens naturais e outras construções, quem diria que as criaturas de Habitat nos levariam a interiores tão distintos e similares a nossa própria experiência?




Para saber mais sobre o projeto e como apoiá-lo acesse:https://www.catarse.me/habitat_c543

Nenhum comentário:

Postar um comentário